segunda-feira, 22 de agosto de 2011

São Félix na Caminhada do Folclore de Feira de Santana












Aconteceu neste domingo dia 21 de agosto a Caminhada do Folclore,na cidade de Feira de Santana. Organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Artes da UEFS, a caminhada percorre um trajeto de 3 km,na Avenida Getúlio Vargas,que antes saboreiam um farto café da manhã no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada, único evento com esse perfil em toda a Bahia vem desencadeando um movimento de resgate e revitalização de grupos culturais, evitando a sua extinção.
Já em 12ª edição, a Caminhada se firmou como evento de grande porte, reunindo durante o desfile, os grupos participantes, além de milhares de pessoas que se deslocam dos mais diferentes lugares para prestigiar o cortejo.

Patrocinados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes grupos culturais de São Félix também se fizeram presentes.

Lá desfilaram sua beleza e riqueza os bonecos da Casa da Cultura Américo Simas, o Samba de Roda Mirim da Escola Dr. Arlindo Rodrigues,o Samba de Roda Filhos de Nagô,o Trança Fitas Cara Metade,o Núcleo de Teatro Expressão e a Banda Reggae Corpos Negros.




UNAEE II


A inclusão de crianças surdas mudas

As pessoas com surdez enfrentam inúmeras dificuldades para participarem da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas. O aluno com surdez pode ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, lingüístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvi mento da aprendizagem.

Em 2010 a Secretaria Municipal de Educação adotou o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns pelos alunos da rede municipal de ensino, além da contratação de um Intérprete de Libras e com isso os alunos com surdez incluídos na rede regular passaram a ter um atendimento próximo do que eles precisam, buscando meios para beneficiar sua participação e aprendizagem também em sala de aula.

Nesse ano de 2011 os atendimentos acontecem na Unidade de Atendimento Educacional Especializado – UNAEE como sempre em turno oposto as aulas na rede regular. O Intérprete de libras realiza um trabalho de socialização nas escolas onde estudam os alunos surdos e dessa forma os colegas de classe e professor aprendem também um pouco da língua materna do surdo “LIBRAS” diminuindo assim a barreira da comunicação entre eles.

O professor /Intérprete de Libras também auxilia na avaliação pedagógica dos alunos com surdez, tendo em vista que não se pode avaliar um aluno surdo da mesma forma que se avalia um aluno ouvinte. Incluir para transformar esse é o nosso pensamento.

Por: Mariel Cana Brasil de Santana

Professor / Intérprete de Libras