segunda-feira, 7 de maio de 2012

I Seminário Regional de Ações Afirmativas do Recôncavo Baiano


A Prefeitura Municipal de São Félix, com o apoio institucional da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia - SEPROMI, realizará o I Seminário Regional de Ações Afirmativas do Recôncavo Bahiano – Um passo para a igualdade, no dia 25 de maio de 2012 (Dia de África). A iniciativa reunirá lideranças de cidades do Recôncavo que já articulam ações afirmativas em seus domínios e ligadas ao Fórum Regional de Promoção da Igualdade. Também participarão municípios que estão em fase de discussão e/ou implementação de suas unidades de promoção da igualdade e reparação racial. O seminário desencadeará um processo de debates e articulações indispensável à formulação e concretização de políticas públicas reparatórias no Território de Identidade.

Nessa oportunidade, os participantes poderão refletir e propor estratégias de ação, em grupos de trabalho, acerca de temas referentes à afirmação identitária e cultural de afro-descendentes e povos tradicionais; à inserção qualificada e empreendedora da população desfavorecida sócio-economicamente em ambientes produtivos que gerem trabalho e renda para a mesma; ao combate às discriminações negativas e a resignificação de valores aviltados pelo racismo e outros processos discriminatórios do passado e presente; ao reconhecimento das instituições públicas e privadas em favor das ações afirmativas na região e à articulação intersetorial para a efetivação dessas ações, garantindo sua transversalidade.

Uma das metas do I SEMAARB é elaborar e publicar, junto aos municípios representados no evento, uma carta proposta de ações estruturantes e comuns a todas as unidades de promoção da igualdade existentes no Recôncavo. O documento deverá indicar a transversalidade e intersetorialização das estratégias já implementadas e/ou em fase de incubação no Território e apoiar o projeto Municipalizando de interiorização das políticas de ações afirmativas, criado e gerenciado pela SEPROMI.

O evento conta com uma programação cultural que inclue exposição de artesanato étnico e regional, intervenções artísticas em equipamentos públicos de lazer e show de lançamento do primeiro cd de Jeremias Gomes, que levará para o palco diversos convidados do cenário de reggae nacional.


SERVIÇO

EVENTO: I Seminário Regional de Ações Afirmativas do Recôncavo Baiano
QUANDO: 25 de maio (Dia de África)
LOCAL: Centro Cultural Dannemann
CIDADE: São Félix – Cidade Presépio da Bahia
PROGRAMAÇÃO: das 8h às 19h
PRÉ-INSCRIÇÃO: 16 de abril a 24 de maio

Confira as fotos da partida final do Campeonato Interbairros 2012