sábado, 22 de maio de 2010

TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA

PALESTRA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA TOPA




No dia 17 de maio de 2010, na Rua Fernando Almeida Alves, s/n, no Auditório da Santª. Casa de Missericórdia do Hospital de São Félix -Ba das 07h ás 12h .
Aconteceu o encontro de Coordenadores, Gestores e Alfabetizadores das Turmas da Sede e da Zona Rural do município de São Félix e Cachoeira, do Programa TOPA (Todos Pela Alfabetização ).
O Evento Contribuio para discutir Planejamento e Acompanhamento Pedagógico de forma clara e participativa dos presentes com dinâmicas e estudos em grupos, tendo como público Alvo a redução dos índice de analfabetismo dos municípios.









MONITORAMENTO DO PAR (PLANOS DE AÇÕES ARTICULADAS)

A SMEC Alcança o índice de 100% de Monitoramento do PAR.


O Plano de Ações Articuladas é o Planejamento Multidimensional da política de educação que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos -2008 a 2011.

O PAR é coordenado pela secretaria municipal e estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de Gestores, Professores e da Comunidade local.

Nos ultimos dias 17 e 18 de maio de 2010, recebemos a visita de Monitoramento do PAR (Planos de Ações Articuladas) no nosso município na sede da SMEC.

O monitoramento foi realizada pelo Técnico Marcelo Borges que discutiu com o Comitê Local, responsável pelo cumprimento das metas pactuadas nesta importante ferramenta de gestão.

O PAR Prevê ações a serem implementadas em toda a Rede no Campo da Gestão Educacional, na Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e avaliação e Infra-Estrutura física e recursos pedagógicos. Sendo que essas ações devem ser realizadas pela SMEC, com apoio técnico do Ministério da Educação.

Completamos, com mais está visita, o índice de 100% de Monitoramento em todas as fases de Implementação do PAR.


MESA TRIPARTITE

No ultimo dia 17 de maio de 2010, aconteceu na sede da SMEC mais uma rodada da Mesa Tripartite, implantada pelo Prefeito Alex Sandro de Brito com o objetivo de revisar o Estatudo do Magistério Público Municipal e o Plano de Cargos e Salários dos Servidores em Educação do Município de São Félix.

A Mesa é composta por membros do Poder Executivo Municipal, do Poder Legislativo, da Secretaria de Educação e da APLB/ Sindicato e iniciou seu trabalho no final do ano 2009.

Na fase final de discussão dos documentos a Mesa é impulsionada pelo desejo de garantia de direitos dos servidores da SMEC e estabelecimento, também, de seus deveres dentro do organograma da Secretaria e das Unidades de Ensino.

Sistema de Monitoramento do PNAE.

A SMEC apoia à Implementação do Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Coordenação-Geral do Programa de Alimentação Escolar (CGPAE) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde 2006, firmou parceria com 9 (nove) Universidades Federais do Brasil para criar os Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANEs. Dentre estes, a Universidade Federal de Saõ Paulo - UNIFESP tornou-se responsável pela elaboração do Sistema de Monitoramento do PNAE (SIM-PNAE).

Tal sistema tem o objetivo de avaliar, emitir relatório e validar os processos de avaliação e momitoramento do PNAE nos estados e municípios brasileiros. Dessa forma, informa que o CECANE - UFBA responsável pelo estado da Bahia e Sergipe com o processo de formação dos agentes que atuam no PNAE (nutricionistas, coordenadores de alimentação, conselheiros, diretores escolares e merendeiros).

Nos dias 12,13 e 14 de maio de 2010, a R.M.E recebeu a visita da equipe do CECANE/UFBA - Centro de Alimentação e Nutrição Escolar, que acompanhou no município as atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), dando treinamento no sistema onlline SIM -PNAE a Nutricionista da R.M.E
No segundo dia visitou em comitiva, as cantinas das escolas na sede e na zona rural supervisionando e gerando um diagnóstico referente aos cardápios e boas práticas das escolas em nosso município.