quarta-feira, 29 de junho de 2011

A simbologia do Caboclo e da Cabocla nas comemorações da Independência da Bahia


Em vários municípios (Salvador, Saúbara, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix…) imagens de Caboclos e Caboclas são levadas em cortejo no dia 2 de Julho, celebrando a Independência. O evento rememora a entrada vitoriosa do Exército Pacificador na Cidade da Bahia, marcando o fim da guerra. Segundo Manuel Querino, o costume teve início em Salvador logo no ano seguinte à independência, quando

“lançaram mão de uma carreta tomada dos lusitanos, nos combates de Pirajá, enfeitaram-na com ramo de café, fumo, cana e folhas brasileiras e sobre a carreta colocaram um velho mestiço descendente de indígenas. E assim conduziram do largo da Lapinha ao Terreiro de Jesus.”

Em 1826 o velho mestiço foi substituído pelas imagens do Caboclo e da Cabocla esculpidas em madeira. Elas foram associadas à liberdade do Brasil. As imagens e o cortejo vieram a consolidar um dos significados possíveis do signo caboclo, e colaborou para que ele se transformasse em símbolo com o qual o povo baiano se identificasse.

Em Cachoeira e São Félix o ritual ainda ganha outras dimensões. No século XIX boa parte do terreno à margem direito do Rio Paraguaçu pertencia a Cachoeira, incluindo aí municípios como Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, etc. São Félix foi a primeira cidade a se emancipar, logo no início da República, e o casal de caboclos se separou. Hoje a Cabocla vive em São Félix e o Caboclo ainda mora em Cachoeira.

Extraído de http://reconcavo.wordpress.com


Mais fotos do Projeto Prá ver a quadrilha dançar

Apresentação da Quadrilha Cara Metade no Alto do Cemitério.


Prefeito acompanha quadrilhas até o Bairro 135.


Apresentação da Quadrilha Forró Dance na Praça 2 de julho.


Apresentação da Quadrilha Águias do Futuro II na Praça do Relógio.

Apresentação da Quadrilha Balão Dourado na Praça Rui Barbosa.

A Rainha do Milho.

A Rainha do Amendoim.


Apresentação da Trança-fitas na Vila Residencial Eduardo José de Macedo.


Lanche oferecido pela comunidade do Salva Vidas aos participantes do Projeto.