quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prefeitura Reinaugura Unidade de Saúde com Telecentro.







Prefeitura Reinaugura Unidade de Saúde com Telecentro.

A Prefeitura de São Félix entregou na manhã desta quarta-feira, dia 10, as obras de revitalização da Unidade de Saúde Dona Vivi, e a reabertura do Telecentro, no Bairro do135. A programação incluiu testes de glicemia, atividades físicas como caminhada e palestras sobre a importância da atividade física, da higiene bucal e dos cuidados com a saúde em geral no combate e prevenção ao diabetes. A médica Rita Maluf, a Profª. Mariana Cavalcanti e a dentista Priscila Braga explanaram sobre o tema, antecedendo a cerimônia de reinauguração da unidade. A Secretária de Educação do Município, Elba Matos de Oliveira destacou a parceria entre as secretarias de Educação e Saúde na implantação do Telecentro, já o Secretário de Saúde, Renato Ato Batista ressaltou a qualidade dos serviços em Saúde oferecidos pelo município.

O prefeito Alex Sandro Aleluia de Brito, em seu discurso mencionou as dificuldades atravessadas pela administração municipal, como as constantes quedas de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e as questões que envolvem os limites territoriais de São Félix, onde o município corre o risco de perder parte das comunidades de Quilombo e Sotero, na zona rural, Vila Januário Pereira e Nova Brasília, na sede. Segundo o gestor, todos os esforços estão sendo feitos para provar junto a SEI, Secretaria de Estudos Sociais e Econômicos do Estado, que as áreas pertencem realmente a São Félix. Ainda em sua fala, Alex Aleluia ressaltou as conquistas obtidas pelo município em sua gestão, como o tombamento do Centro Histórico pelo IPHAN, a vinda da UFRB e a inclusão de São Félix no PAC das Cidades Históricas.

A Unidade de Saúde da Família Dª. Vivi no Bairro 135, atende a uma clientela de aproximadamente 600 famílias, nas comunidades do Alto do Hospital, Alto do Cemitério, Varre-Estrada, Vila Januário Pereira e no próprio 135, oferecendo além dos atendimentos do Programa Saúde da Família, projetos de Educação em Saúde e tratamento odontológico. Com a implantação do Telecentro, equipado com 10 computadores, a Prefeitura proporciona acesso a informática e a internet para aquela comunidade.