sexta-feira, 11 de junho de 2010

JUNHO FESTIVO




A Prefeitura de São Félix está preparando uma programação especial para o mês de junho. De 1° a 13 de junho, as tradicionais trezenas em homenagem a Santo Antônio, expressão da fé católica com um misto de religiosidade popular, começam a movimentar as comunidades da Caanga, na Sede do município, e Subaé, Sultério, Calumbi e Santo Antônio, na Zona Rural.


Na Comunidade do Santo Antônio, no dia 6, aconteceu a tradicional Lavagem do Adro da Capela que leva o mesmo nome, com saída da Praça Rosemeire dos Santos, às 10 horas da manhã, percurrendo até a localidade de Cajazeiras. As festividades têm o seu ápice no domingo do dia 13 de junho, dia dedicado ao Santo Padroeiro da Comunidade, com missa, procissão e shows musicais.


Além das comunidades que têm Santo Antônio como seu padroeiro, existe um número expressivo de residências em São Félix que realizam as famosas “rezas”, com distribuições dos conhecidíssimos pãezinhos de Santo Antônio que, depositados nas vasilhas que guardam a farinha de mandioca, diz a sabedoria popular, “nunca há de faltar comida com fartura naquela casa”.


No dia 20 de junho, domingo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social, estará realizando o Projeto "Para Ver a Quadrilha Dançar", um resgate da tradição do Desfile das Quadrilhas Juninas em São Félix, há muito tempo esquecido. As quadrilhas, expressões da dança típica nordestina, desfilam de uma maneira singular na Cidade Presépio.


Instituindo uma tradição implantada por Dona Adalgisa Soares, na década de 1960, as quadrilhas apresentam-se nas praças e ruas de São Félix, acompanhadas por um grupo musical formado por sanfoneiro, zabumbeiro e trianguleiro, levando à comunidade toda a animação, as cores e o ritmo tão próprios desta época.


As quadrilhas sairão às 9 da manhã, da Rua Salva Vidas, no bairro do mesmo nome, e encerrarão as apresentações na Praça Dois de Julho.


Nos dias 22 e 23 de junho, acontece a segunda edição do Forró na Praça, festividade junina em horário alternativo, das 9 ás 18 horas, com o objetivo de oferecer aos sanfelistas que retornam a cidade neste período, aos visitantes e a própria comunidade, um São João que preserve as características originais da festa, com ênfase na produção artística local.


Grupos Culturais como o Trança-Fita e o Segura a Véia, Samba de Viola, Samba de Roda Filhos do Varre-Estrada, Forró de Calça Curta, Rony Macedo e Banda Tição Aceso, Trio Araponga, Ismael e sua Sanfona Deitada, Helena Lídia e Banda Chocolate Quente, além do forrozeiro Danton estarão se apresentando no palco que será armado na Praça José Ramos.
Por: Fabrício Gentil - Assessor de Comunicação da PMSF.